quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Uma mãozinha cheia!

E daí que um dia eu acordo e já se passaram cinco anos! Cinco anos do dia em que eu deixei de ser só a Roberta pra me tornar mãe. Cinco anos de quando eu descobri finalmente o porquê de eu vir ao mundo. Cinco anos dos melhores anos da minha vida.

Ontem nós te acordamos cantando "parabéns pra você" e você, com aquele sorrisão, disse que estava com vontade de chorar de tão feliz. E logo em seguida reclamou que seu dente não estava mole como eu tinha falado que ficaria quando completasse cinco anos. Esse é você: um menino extremamente carinhoso, agradecido, e questionador. É um doce, mas não leva desaforo pra casa.

Este último ano foi de muitas novidades. Você aprendeu a conviver com outra criança em casa, acolheu da forma mais linda sua irmãzinha e comemorou cada conquista dela (depois me pede pra ver os vídeos de quando ela começou a engatinhar e de quando começou a andar - nós dois estávamos juntos e fizemos uma enorme gritaria!). Você me ajuda muito com ela, cuida com todo carinho e a defende bravamente. Essa semana mesmo, enquanto eu buscava a mochila de vocês pra colocar no carro, você me chamou chorando dizendo que tinha um bicho na Elisa; era um besouro e sua preocupação era de que ele, sendo tão forte como aprendeu na escola, iria quebrar a cabeça dela. Tirei o bichinho, expliquei e você a abraçou aliviado. Lindo!

Você é um curioso que pergunta as coisas mais absurdas e difíceis do mundo. E não sossega enquanto não descobre a resposta. Tem um ouvido seletivo que só escuta o que te interessa. É persistente e diz com toda sabedoria que só conseguimos fazer as coisas com muito treino. É agitado, pula, corre, sobe, desce, rola e me deixa cansada só de olhar. Fala mais que a boca, muito e alto, e geralmente está rouco no final do dia. É um teimoso de marca maior que tem certeza de tudo e tenta até o fim convencer as pessoas disso... e eu definitivamente não tenho ideia de onde veio essa sua característica! :)

Seus gostos não mudaram muito. Você continua gostando de sítio, de cavalo, de frutas, de história de aventura, de jogar bola, de dragões, de espadas e sorvete. Agora você também gosta de Star Wars e tem pedido uma fantasia de Darth Vader. Você se interessa muito por histórias em geral e isso me deixa extremamente feliz.

Você tem melhores amigos e fala deles o tempo todo. A Aninha continua sendo sua querida, mas agora vocês não namoram mais. Você diz que só vai namorar quando for adulto e eu espero que isso demore muito tempo pra acontecer. Na verdade eu espero que você se case com uma menina que me ame muito e que decidam morar comigo pra sempre. E não, eu não sou possessiva. Fique tranquilo. ;)

Há um mês você começou a atividade que tem te dado mais prazer - futebol. Então além de ser cavaleiro, astronauta e bombeiro, você quer ser jogador de futebol. E diz que vai ser igual ao Pelé, só que corinthiano.

Você adora a escola, suas professoras, seus amigos e tudo que aprende por lá. Todo dia me conta tim tim por tim tim do que aconteceu. O que aprendeu, do que brincou, o que comeu. E a primeira frase que diz quando me encontra é "hoje não fui pensar!". E eu te dou um abraço e um beijo e digo "muito bem, meu amor! você não imagina como a mamãe fica feliz com isso!" Hehe!

Você é lindo, meu amor. Mas quero que sempre saiba que a beleza não é nem de longe a mais importante de suas qualidades. Você é um menino muito inteligente, muito carinhoso, muito cuidadoso, prestativo, solícito. Você é alegre, divertido, questionador. Respeita as pessoas e critica quando é preciso. Você é atento e pensa rápido. Você é o meu chuchuzinho. 

Cinco anos é uma idade muito importante. Você encheu a mão. 
Apesar de eu ter lembranças um pouco mais anteriores, é a partir dos cinco anos que consigo me recordar mais claramente das coisas. Acredito que com você não vai ser muito diferente. A partir de agora você se lembrará das coisas que viveu e eu espero que sejam as mais doces lembranças.

As vezes eu me questiono se devo continuar escrevendo pra vocês. Se vale a pena, se não é besteira. Quero que estes textos sejam uma ponte pro passado. Um dia sei que não estarei mais aqui pra contar suas histórias e tenho certeza que ninguém neste mundo contaria melhor que eu. Eu vivi cada momento ao seu lado e tenho claro em minha mente todos eles. O nascimento, a primeira mamada, o primeiro sorriso, o primeiro dente, o primeiro passo, a primeira queda, o primeiro dia na escola, o choro pra se separar de mim, as primeiras palavras, os primeiros rabiscos, as primeiras letras, as canções preferidas, as brincadeiras, os amigos, os inimigos, as dúvidas, as ideias mirabolantes. Lembro de cada detalhe. De cada trejeito seu. E quando eu não puder mais contar como foi, quero que tenho algo escrito por mim, que te faça recordar destes momentos e de como foram importante pra nós. De como valeu a pena viver cada um. 

Quero que você se lembre da criança que foi, dos sonhos que teve, das alegrias que viveu, das pessoas que amou. Quero que num momento difícil (é triste te dizer isso, mas ser adulto não é tão fácil...) você recorra a estas linhas e encontre nelas alívio e força pra prosseguir. Quero que você adulto aprenda com você criança. Que apesar das marcas que a vida pode te trazer, nunca perca a essência que faz você ser você. 

Hoje você tem cinco anos e acordou pensando que já estava mais alto, mais forte e mais sabido. E me falou com os olhos brilhantes "imagina quando eu tiver 6? e 10? e 17? e 20?!". Eu não quero imaginar. Eu quero viver cada ano seu ao máximo e esperar pra ver como vai ser a próxima fase.

Feliz aniversário, meu bebê-grandão. Feliz aniversário, Davi Quirino-Querido!
Te amo do tamanho do universo, até o infinito e além!
Muitos beijos (tá, sem batom)!
Mamãe

2 comentários: