sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Parto do princípio...

Como a idéia agora é contar minhas aventuras como mãe, vou começar do início de tudo: o parto.

Era mais ou menos duas e meia da manhã.
Eu, como de costume nas últimas semanas, fui mais uma (das milhares) vez no banheiro. Voltei pra cama, e ao deitar senti um "Ploc"! Isso mesmo: "Ploc!" - como se alguma coisa tivesse descido na minha barriga.
Como não senti nenhuma dor fiquei despreocupada - mas pra ficar com a consciência tranquila, resolvi ver se tinha acontecido alguma coisa. E, pra minha supresa total, a hora em que levantei senti água descendo pela minha perna. Não! Não era incontinência urinária! Era a bolsa!
Fiquei tão feliz na hora, que nem consigo explicar. Fui acordar meu marido (e isso é praticamente um parto... o homem difícil de ser acordado!!) e comecei a me arrumar.
Como sempre li e ouvi dizer que no primeiro filho o trabalho de parto é demorado, fiquei sossegadona... tomei banho com calma, organizei tudo certinho e saímos.

Mas o destino queria brincar com a Robertinha aqui. Bem na hora de ir pra maternidade o céu resolveu cair na Terra! Acho que naquele dia São Pedro (esse é o santo que manda a chuva, né?!) tinha brigado com a Nossa Senhora do Bom Parto! Uma tempestade começou a cair, e o maridex percebeu que o carro estava sem combustível. Sim, o senhor planejamento esqueceu desse pequeno detalhe. Resumindo: eu dando a luz no meio do dilúvio e sem combustível pra chegar no hospital. No fim encontramos um posto aberto e tudo deu certo.

Cheguei no hospital e chamaram meu médico, que estava de plantão em outra maternidade. Até então eu não sentia nada além de fracas coliquinhas. A enfermeira me examinou, e adivinhem: SETE dedos de dilatação! Vibrei, achando que seria mamão com açúcar. Doce ilusão. Deste momento em diante senti a pior dor que alguém pode imaginar na vida. Sim, dói. Mas confesso que nem lembro mais. Acreditem, a gente esquece!

E conforme a dor aumentava, eu gritava com mais vigor "me dá uma anestesia, pelo amor de Deeeeeeus!" e apertava a mão de quem estivesse na minha frente. Pra terem uma idéia, a mão do maridex ficou roxa no dia seguinte, hoho!
Não me deram anestesia. O médico não chegava. Minha dor aumentava. Senti que o bebê iria nascer com a enfermeira, na sala de exames. Um horror.

Fiquei lá por um tempo, suando que nem um bode, até que escutei mágicas e doces palavras - as melhores até então - "o Dr. chegou!". Aaaaaaaah, naquela hora eu descobri o verdadeiro significado da palavra alívio.
Ele chegou, e com a maior tranquilidade fez o toque e disse "dilatação total, o bebê vai nascer, leva ela pra sala de parto agora". Detalhe que pra fazer o toque foi outra novela - quem disse que eu consegui ficar com a perna na posição certa? Comédia!

Cheguei na tal sala de parto, e após escutar pela milésima vez minha suplica por uma anestesia o médico solta "não vai adiantar nada Roberta, o bebê já vai nascer, nem vai dar tempo da anestesia fazer efeito". Tá, aceitei. E ele "quer que faça episio?" E eu "aaaaaaaaah, faz o que você achar melhooooor". No fim, ele fez.

Já estava esquecendo de contar: no meio disso tudo me vem uma mulher e começa a me fazer perguntas do tipo "quantos anos você tem?", "qual o nome do seu bebê?", "de quantas semanas você tá?". Eu, que sou uma lady, respondi com toda classe, mas confesso que minha vontade na hora era de dar um soco na cara dela.

Eu sei que depois que chegamos na sala, foi um pulinho. Em alguns minutos já escutei a enfermeira falando "nossa, é loiríssimo!". E a dor sumiu. SUMIU! Como se alguém tivesse tirado. Desapareceu!

E nesse momento senti a melhor coisa que alguém pode sentir na vida. Descobri oque é o amor. De verdade. Vi aquele pequenininho ainda roxo, chorando, todo sujo, e amei. Não consigo explicar esse sentimento. Não chorei. Mas ri tanto, e me sentia tão feliz como nunca na minha vida. Meu filho. Aquele era meu filho, meu tão sonhado, planejado e esperado filho. Colocaram ele do meu lado, e a primeira coisa que falei foi "oi Davi, eu sou sua mamãe... agora você me conhece do lado de fora!", e ele ficou quietinho. Aí levaram ele pra ser limpo, e o maridex acompanhou - aliás, ele ficou o tempo todo ao meu lado, amorzinho! :)

Depois disso nada tem mais graça. Fiquei lá, expelindo a placenta, costurando a tal da episio (a episiotomia é um corte cirúrgico feito no períneo, a região muscular que fica entre a vagina e o ânus. O corte é feito durante o parto normal, com a ajuda de uma anestesia local [mas eu não fui anestesiada], para facilitar a passagem da cabeça do bebê), fazendo mil perguntas pro médico e me desculpando pelo escândalo. Segundo eles, nem foi tanto assim. Mas pra mim que sempre falei mal da gritaria na hora do parto, foi um vexame.

Mas querem saber? Super recomendo! Não existe nada melhor que parto normal. Você sofre, é fato. Mas passa. E a sensação de alívio é a melhor que existe no mundo. E depois é só correr pro abraço. Recuperação total rapidinho. O Davi nasceu as seis da manhã, e nove horas eu já havia tomado café da manhã e estava tomando banho! Super rápido.

Ah, e rápido foi meu trabalho de parto, perceberam? Três horas e meia, no máximo! Escutei vários "oooo mulher parideira!" e "cuidado pro próximo não nascer em casa!". Ainda bem. Se demorasse mais acho que teria uma síncope! Oooo vida sofrida.

Mas foi isso. Parto normal, sem anestesia e com episio. E no fim recebi o melhor presente do mundo: meu filho, lindão e gordão! E hoje sou a mulher mais feliz do mundo!

Como eu disse, vou contar da vida de mãe de primeira. Gente, não é fácil. Mas é delicioso! E vou contando tudo, prometo! Um mês já foi, mas vou fazer uma retrospectiva no próximo post. Quero deixar tudo registrado, e dividir com vocês minhas maiores alegrias!

Entre uma mamada e outra, volto aqui!



E pra matar a curiosidade, meu lindão, já com um mês de vida!






12 comentários:

  1. que lindo esse meninaoo...
    parabenssssssssssssssss
    bjokas

    ResponderExcluir
  2. Zezuis, qui coisinha maisi lindaaaaaa...
    Nossa...gato demais!

    Ro, amo ler depoimentos sobre partos. E nao podia ser diferente com o seu...AMEI!

    Tomara que o meu seja assim tb. Ta certo q primeiro preciso engravidar (kakakakka).

    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Amor da minha vida!

    Realmente, o parto é deveras escandaloso.

    Mas vale a pena pra ter o nosso bebê lindo no colo :)

    Estarei sempre ao seu lado!

    Te amo!

    ResponderExcluir
  4. Nooooossa! Mas o Davi é lindo demaaaais!
    Demais mesmo!
    Parabéns!

    Adorei o relato! Sabe como é, hoje em dia tá dificil de ver alguma mamãe optando pelo parto normal. Eu quero PN tbm, espero que dê tudo certo no meu, assim como no seu!

    Parabéns, mais uma vez!

    Beijinhos pra vcs!

    ResponderExcluir
  5. Minha Nossa!!!!

    Me deu até uma falta de ar...lendo seu post...hahhahha!!

    Sabe...você vai lerdo sem querer saber o final da frase..
    hahahahha..!!!

    Adorei....Um história de Parto ´´ Sem Cortes´´ ....

    Parabéns...vc é uma mulher hiper forte e seu nenem a coisa mais linda do mundo =D

    Felicidades!

    ResponderExcluir
  6. Que coisa linda!!!!!
    Parabéns pelo seu galeguinho fofo!!

    Nossa, depois do seu relato, até eu que n tenho um pingo de vontade de ter parto norma...me empolguei!!rs
    Vamos ver..Deus sabe, vai que sou uma sortuda que já começa o trabalho com sete de dilatação como vc né?RS

    Beijos
    Sucesso na nova "empreitada"

    ResponderExcluir
  7. Amei seu relato, Roberta. Também quero parto normal, sem anestesia, mas também sem episio. E dá-lhe malhação e massagem no períneo!

    ResponderExcluir
  8. Je-suis! Fiquei passada com a velocidade do seu parto, juro. Depois de umas 10 horas de TP eu ainda estava com 2 dedos de dilatação - e logo depois arreguei e pedi a anestesia. Acho que teria um ataque se alguém dissesse que não adiantava mais, god!
    parabéns, seu loirão é LINDO!
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Nossa Rob's, me emocionei com o seu relato do parto. Mas posso dizer que até este momento sofrido você conseguiu transformar em comédia. Só você mesmo! Amo seus relatos e seu jeito de escrever, sou sua fã!
    Ah! E o Davi... Como tá lindo esse menino! Não canso de olhar...
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que sorte, só 3 horas e meia... o meu foi 11 horas, mas faria td igual!!!!!!

    O próximo já pode ser em casa, nem se dê o trabalho de correr pro hospital!!!!!

    E parabéns pelo lindo menino!!

    Catherine da Laura, com quaaaase 17 meses, nascida em casa, com parteira e com a família toda!!!!

    ResponderExcluir
  11. Que linda a história do nascimento do teu flhote!!
    E nem preciso dizer que teu loirinho é lindo, né? Parabéns!!
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde!!
    Nossa Ameiiii seu post aki Flor...

    Estava navegando e aki o encontrei, parabens seu filhote é lindo.. rsrs

    Eu tbem tenho um bebe se chama Yuri hj ele tem 2 aninhos... Acredita eu levei 12 horas e meia para te-lo...

    Mas valeu a pena...

    Bjokas....

    ResponderExcluir