quinta-feira, 18 de junho de 2009

E o neném fará xixi...

... em pé!! (ai, que inveja!)

É um MENINO!! É um MENINO!!

Fiz a USG hoje, e lá estava ele, todo pomposo mostrando os documentos pra torcida! Um exibicionista, eu diria! E lindo!

Davi está a caminho!
Já é bem grandão, o que explica essas mexidas que sinto na barriga e alguns gramas a mais quando subo na balança.

Impossível explicar a felicidade. De verdade.
Eu adoro meninos. Sempre tive mais amigOs. Sempre gostei de brincadeira de meninos.
Vou me divertir horrores!
E apertar muito esse gorduchinho que tá chegando!



O QUE É UM MENINO
Alan Beck
(tradução de Benedicto Ferri de Barros)

Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade há uma deliciosa criatura chamada menino.

Embora se apresentem em tamanhos, pesos e cores sortidos, todos os meninos têm o mesmo credo: aproveitar cada segundo de cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente ( o barulho é sua única arma) quando seu último minuto é decretado e os adultos os empacotam e metem na cama.

Meninos são encontrados em todas as partes: em cima de, embaixo de, dentro de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para.

As mães os adoram, as meninas os odeiam, irmãos e irmãs mais velhos os suportam, adultos os ignoram, o céu os protege. Um menino é a Verdade com o rosto sujo, a Beleza com um corte no dedo, a Sabedoria com um chiclete no cabelo, a Esperança do futuro com uma rã no bolso.

Quando você está ocupado, um menino é uma conversa-fiada, intrometido e amolante. Quando você deseja que ele cause boa impressão, seu cérebro vira geléia, ou ele se transforma em uma criatura sádica e selvagem empenhada em desmontar o mundo ao seu redor.

Um menino é um híbrido: o apetite de um cavalo, a disposição de um engole-espadas, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Júlio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro - e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão.

Gosta de sorvete, canivetes, serrotes, pedaços de pau, água(em seu "habitat"natural) bichos grandes, Papai, sábados, domingos e feriados, mangueiras de água. Não é partidário de catecismo, escolas, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, agasalhos, adultos e "hora de dormir".
Ninguém se levanta tão cedo, nem chega tão tarde para o jantar.
Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos. Ninguém mais é capaz de meter num único bolso um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco de matéria plástica, duas pastilhas de chiclete, três notas de um real e um fragmento de "substância ignorada".

Um menino é uma criatura mágica: você pode mantê-lo fora do seu escritório, mas não pode expulsa-lo do seu coração. Pode pô-lo para fora da sala de visitas, mas não pode tirá-lo da sua mente. Queira ou não, ele é seu captor, seu carcereiro, seu dono, seu patrão - um cara sarapintado, um nanico, um mata-gatos, um pacote de encrencas. Mas quando à noite você chega em casa, com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ele possui a magia de soldá-los em um segundo pronunciando duas palavras somente: "Oi, mamãe!"

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Na metade do caminho...

Chegamos na metade!

Ontem completei 20 semanas de gestação.

Pra quem é novata no assunto, explicarei. Ao contrário do que nossos sábios antepassados sempre nos ensinaram, a gravidez não é contada em meses - pasmem! Ela é contada em semanas!
Não sei vocês, mas eu sempre aprendi que a gestação durava nove meses... daí, quando entrei nesse mundo mágico de barrigas grandes, descobri que não! Uma gravidez dura 40 semanas. Se pensarmos que um mês tem 4 semanas, então a gestação dura 10 meses (é isso, né?! 10x4=40 ... acho que ainda me funcionam alguns neurônios).

Apesar de eu não concordar muito com esse método de contagem, visto que eles contam a gestação antes mesmo dela existir, tenho que aceitar. Até porque, QUEM SOU EU, pra discordar da sábia sabedoria do sábio médico?! Ninguénzinha, né?!

E o fato é esse: meio caminho andado. Pode parecer besteira, mas pra mim é um marco. Tipo quando eu completei 25 anos e saí espalhando por aí que já tinha um quarto de século. Achei mágico! E agora acho mágico pensar que falta só metade.

Tudo passou tão rápido até agora, que me assusto em pensar que só falta esse mesmo tempo. E me assusta mais ainda o fato de que eu sou uma mãe relapsa que até agora não gastei um real em benefício do meu filho. Eu sofro do mal da procrastinação.

*Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação. Para a pessoa que está procrastinando, isso resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com suas responsabilidades e compromissos. Enquanto é normal que as pessoas procrastinem até um certo ponto, isso se torna um problema quando impede o funcionamento normal das ações. A procrastinação crônica pode ser um sinal de alguma desordem psicológica ou fisiológica.

A missão do bebê, a partir de agora, é engordar. E a minha é manter o peso. Mas isso é assunto pra uma outra conversa... até porque, dá pano pra manga!

Vamos festejar 20 semanas! Iuuupeee!!!

P.S.: Quinta-feira tem USG... será que o neném faz xixi em pé ou sentado?

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Mais um susto...

Quando eu estava de aproximadamente nove semanas de gestação, tive um sangramento. Vocês podem imaginar o tamanho do desespero que senti?! O tão sonhado bebê poderia deixar de existir de uma hora pra outra. Depois de muito choro, pressão arterial subindo, e eteceteras, ficou tudo bem. Quer dizer, mais ou menos bem.

O diagnóstico foi "descolamento de placenta", e segundo a médica "ameaça de aborto". Me desesperei mais ainda.
Resumindo, tive de fazer repouso. Não subir escadas, não pegar pesos, não praticar atividades físicas... fiz tudo certinho. Até tossir me preocupava. No final deu tudo certo. Os último exames mostravam que estava tudo bem, comigo e com o bebê (que é o personagem principal desta história).

Comecei a fazer hidroginástica para gestantes, que tenho que contar, é uma delícia. Lá tem barrigas de várias idades e sexos! Mas depois conto sobre essa experiência...
Até que na terça-feira de manhã, após alguns atendimentos no trabalho, heis que surge novamente uma gotinha de sangue! Tudo aquilo que já havia sentido voltou em minha cabeça! Mais uma vez senti que meu mundo iria acabar...

Fui ao Pronto Atendimento, e após ser examinada, fui liberada. Conclusão: nenhuma. Segundo os exames, nenhum problema. Escutei o coraçãozinho do bebê...foi a melhor sensação de alívio que já senti. Apesar de nada diferente, fui orientada a repousar. Ficarei dez dias em casa, de molho. Tenho que ser sincera, não gosto nada disso. Mas pelo meu filhinho, pra ter ele saudável nos braços daqui há alguns meses, faço qualquer coisa. Até plantar bananeira sem roupa no telhado, nesse frio. E faço mesmo.

Mas bricadeiras à parte, como é difícil passar por estas situações. Fazem a gente perceber o quanto podemos amar um serzinho que ainda nem sabemos como é o rosto. E é um amor que não dá pra explicar. Só dá pra sentir.

Agora estou bem, e feliz. Minha barriga cresce a cada dia. E eu nem me importo mais em ser gorduchola! Minha cara parece uma bolacha Maria, mas minha pele está ótima, e meus cabelos estão brilhantes! Hormônios são ótimos pra algumas coisas!

E faltam só 17 dias pra descobrir o sexo do bebê!
Façam suas apostas!